quinta-feira, 22 de abril de 2010
Primeiros Carros de Combate
Os tanques Mark I a Mark V, fazem parte de uma família de veículos que viria a revolucionar a guerra e a condicionar a decisão da vitória no campo de batalha a partir do final da Primeira Guerra Mundial até aos nossos dias.
Em 1914, quando a Primeira Guerra Mundial teve seu inicio, não se esperava que ela se transformasse rapidamente numa guerra de posições praticamente fixas, baseadas em extensas linhas de fortificações, praticamente impermeáveis ao avanço da infantaria.
As tácticas utilizadas, correspondiam às utilizadas durante as guerras napoleônicas, com uma preparação de artilharia destinada a destruir as linhas inimigas, e depois com um avanço da infantaria para aproveitar a desorganização gerada pelo bombardeamento. No entanto, na guerra de 1914–1918, essa táctica falhou quando os desenvolvimentos das armas modernas e dos materiais de construção tornaram aquelas táticas obsoletas.
Muitas das construções defensivas alemãs utilizaram o concreto armado para reforçar os abrigos contra a preparação de artilharia, e as novas armas, especialmente a metralhadora, colocadas em ninhos estratégicamente posicionados, permitiam resistir ao bombardeamento de artilharia e, posteriormente, ceifar o avanço da infantaria inimiga com facilidade. Criou-se assim um impasse. Os blindados existentes na época baseavam-se em veículos sobre rodas, os quais não tinham possibilidade de atravessar os enlameados terrenos do norte de França e muito menos as trincheiras.
Inicialmente, o primeiro veículo foi conhecido como This thing (“esta coisa” em inglês) e foi apresentado em 6 de Setembro de 1915, quando ainda não havia sido nomeado.
O veículo inicialmente não tinha cobertura superior e parecia um tanque d’água, o nome utilizado acabou por ser o de tanque, nome que acabou por se tornar sinónimo de carro de combate blindado armado. Posteriormente foi-lhe dado o nome de Mother (“Mãe” em inglês). Esta primeira solução baseava-se num trator agrícola, ao qual tinha sido acrescentada blindagem lateral, e que se destinava a transportar infantaria. Porém, esse veículo não era suficientemente longo para atravessar as trincheiras, o que o levou a ser abandonado.
A versão definitiva, apresentada pelos britânicos em 1916, foi o tanque rombóide, cuja configuração das lagartas lhe permitiam atravessar as trincheiras. O veículo poderia então avançar sobre as linhas inimigas depois da preparação de artilharia, e, sob a proteção da blindagem, atacar os ninhos de metralhadoras inimigas, permitindo o avanço da infantaria.
Os primeiros tanques Mark I foram utilizados pela primeira vez em 1917.
Os veículos deste tipo, desde o Mark I ao Mark V foram fabricados em duas derivações. Female (“Fêmea” em inglês) estava equipado apenas com metralhadoras que seriam utilizadas contra fortificações leves. Male (“Macho” em inglês) estaria equipado com dois canhões de 57mm instalados nas laterais do veículo, um de cada lado.
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