Conhecido como LRAD ou em português Dispositivo de Longo Alcance Acústico.
Ruídos altos e incômodos têm sido uma arma de impacto pessoal por muitos tempos , mas recentemente, as forças armadas de segurança do mundo inteiro têm utilizado o LRAD como arma sônica muito mais potente.
Com menos de um metro de diâmetro, e pesando 22 quilos, o dispositivo circular preto emite um intenso raio acústico de 15 a 30 graus de abrangência – um ruído de alta frequência semelhante ao alarme de detectores de fumaça, que pode causar lesões auriculares permanentes em distâncias próximas.
A 100 metros, o raio LRAD é extremamente doloroso, mas é tipicamente usado em alcances de 300 a 500 metros, como meio de intimidação ou alerta. As armas LRAD ainda são usadas somente pela Marinha e pela Guarda Costeira norte-americana para intimidar embarcações próximas, e já foram testadas no Iraque com diferentes capacidades.
Um transdutor é um dispositivo que recebe um sinal e o retransmite, independentemente de conversão de energia.
Porém, em uma definição mais restrita (e bastante utilizada) é de que transdutor é um dispositivo que transforma um tipo de energia em outro, utilizando para isso um elemento sensor. Por exemplo, o sensor pode traduzir informação não elétrica ( velocidade, posição, temperatura, pH) em informação elétrica (corrente, tensão, resistência). Um tipo curioso de transdutor é elaborado a partir de cristais naturais denominados cristais piezoelétrico. Estes transdutam energia elétrica em energia mecânica na relação de 1:1 (um sinal elétrico para um sinal mecânico).
Um comentário:
Achei muito interessante essa matéria... é um tipo de arma não letal muito legal!
Postar um comentário