Páginas

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Excalibur - Lenda para a Realidade



Quando se fala na Excalibur, vem na cabeça a lenda do Rei Arthur.
A espada lendária de Arthur possui duas versões distintas sobre sua origem, segundo alguns esta seria aquela encravada na pedra, segundo outros a espada fora dado a Arthur pela Dama do Lago (que seria a mais importante sacerdotisa de Avalon ).


Mas atualmente Excalibur é também o nome de uma nova classe de projéteis de artilharia de longo alcance, pertencente a categoria de munições inteligentes.  Os projéteis da Excalibur combinam um sistema de orientação por GPS com asas estabilizadoras e foguetes que têm alcance maior e mais preciso do que os da artilharia convencional.


Os projéteis podem abrigar uma variedade de cargas úteis, inclusive munições convencionais aperfeiçoadas de dupla função (com o lançamento de pequenas bombas “inteligentes”)  e ogivas unitárias (anti-blindagem). Com um sistema inovador de orientação interna, a Excalibur pode descer até os alvos em ângulos muito mais abertos, com a precisão de atingir uma área pré-determinada de dez metros, depois de um vôo de 40 quilômetros.





2 comentários:

Luciano PR disse...

caracoles, essa ai causa estrago hein! >.<

Italo disse...

putz cara... isso aew eh literalmente um ferro pra quem toma! ahsuhASUhUAShUSHAuHSAuhsauhsuhash

sinistro, a tecnologia avança, a lenda tbm...

quem diria que a espada encravada na pedra um dia seria
um missel encravado no que quiser se encravar! hasuHSuhSAhuSHAhuAShuhAs